top of page

O Destino Não Manda em Mim

"Destino é para manés... É só uma desculpa idiota para deixar as coisas acontecerem em vez de fazer com que elas aconteçam." (Gossip Girl)

Aprendemos desde crianças com aqueles velhos e clássicos contos de fada que o destino é a mocinha esperarando sentadinha o seu príncipe encantado vir salvá-la. Esperava-se anos, se preciso fosse. Então, crescemos esperando o cara perfeito vir nos salvar de uma terrível maldição (que acho que podemos dizer que é a vida) e assim, viveríamos felizes para sempre. A questão é que, eu, particularmente, nunca conheci o cara perfeito e acredito que você também não (nem a mina, se for o caso). Mas aprendíamos que deveríamos esperar, porque se não deu certo então, provavelmente, não era para ser.

Espera um pouco! Não era para ser? O que é "não era para ser"? Acreditei em vários momentos, no começa da minha adolescência, que simplesmente as coisa que davam erradas "wasn't meant to be" (não era pra ser). Acreditei que o menino que meu deu um fora, ou o que meu largou, fez isso porque "foi o destino que quis". Porque não existia um para nós dois juntos (na realidade estou muito feliz por isso ter acontecido. Não precisava deles mesmo). Em várias frustrações que passei e em cada coisa que eu perdi, imaginei que era assim que as coisas deveriam ser. Até um dia eu colar os meus lindos e pequenos pezinhos no chão e analisar a vida.

A vida quase nunca vai ser da forma que queremos, quando algo estiver dando certo, ela vai lá e vai bagunçar tudinho, tudinho mesmo. Mas isso não quer dizer que "não era para ser". Acredito ela faz isso como um tipo de teste, para ver o que eu aguento. Quando eu começo a demonstrar quão forte e poderosa eu sou ela vem para tentar dizer que ainda não tenho tanto poder. Que ela ainda pode me vencer e que o "destino" manda em mim.

As coisas, e eu me refiro à todas, só não dão certo quando você não quer que dê. Os relacionamentos só acabam quando você e/ou a outra pessoa não quer mais lutar. Você toma as suas próprias decisões, e depois, com medo de ter feito algo errado, dá a desculpa de que é assim que era para ser. Já ouvi muito isso. Ouvi demasiadamente da boca de pessoas que muito sofria: "Sou pobre porque é assim é para ser. Sofro porque é assim que é". Não querido(a), você é pobre porque você não quer lutar para melhorar.

Eu não sou uma princesa, nunca tive o mundo me cercando e sendo justo comigo. Nunca tive nada de mão beijada. Tudo que conquistei foi lutando. A vida já me colocou vários empecilhos. Quando tudo estava certo, lá foi ela bangunçado e deixando tudo de pernas para o ar, mas foi, passou um tempo, me frustrei mas sempre ergui a cabeça de novo.

Nada é simplesmente do jeito que é. Nada é para ser assim. Temos mais poder nas mãos do que imaginamos. Se nascemos pobres, podemos nos torna ricos. Se nascemos no anonimato, podemos nos torna celebridades, basta querer. O destino não manda em ninguém, ele não tem esse poder que todos acham que tem.

A vida parece que faz o que ela bem entende conosco e nós apenas seguimos suas ordens. "Você", ela aponta, "foi feita para se dar bem", "Já você… Não vai ter a mesma sorte" Diz olhando para outro. Ninguém nasceu predestinado a nada! Se o destino manda em você, se a vida faz de você gato e sapato, é porque você deixa.

Talvez chegou a hora de parar de ter medo, ou pelo menos, de acabar com essa desculpa esfarrapada. Chegou a hora de tomar a frase de Álvaro Cunhal com lema: "Tomemos nas nossas mãos os destinos das nossas vidas". Hora de arregaçar as mangas e começar a mostrar quem manda em quem. Eu, por exemplo, detesto pessoas mandando em mim, nunca gostei. Obedeço meus pais e chefes porque necessito. Eu sei que nasci para mandar e na minha vida quem manda sou eu.



O DESTINO NÃO MANDA EM MIM!

Posts Destacados
Posts Recentes
SIGA
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Tumblr Social Icon
bottom of page