top of page

Ser Forte


"Algumas pessoas acreditam que ser forte é não sentir a dor. Porém, as pessoas mais fortes são aquelas que sentem, entendem e a aceitam."

Passei sete anos da minha vida aprendendo a "ser forte". Contudo, talvez não era forte que eu estava tentando ser. Talvez o que eu queria ser era fria, sem coração. Alguém que não podia sentir e que não ligava para o sentimento dos outros. Talvez eu não sabia o que realmente era ser forte.

Quando eu era mais nova, em torno dos dezesseis anos, eu costumava manter minha cabeça erguida e dizer bem forte e com todo orgulho "Eu ficarei bem, eu não sinto nada" ou "tudo bem, eu não ligo". A verdade é que eu estava simplesmente escondendo de mim mesma quem eu realmente era: imensamente frágil e vulnerável. Sempre fui um lightweight (expressão americana que significa peso-leve) tentando lutar contra o vento para que ele não me arrastasse para longe de onde eu estava, mas nada disso funcionava.

Eu me tornei egoísta. Realmente virei o que falava a respeito de não me importar com os outros. "Quem liga para o sentimento dos outros? Eles nunca se importaram com os meus”, eu dizia, sendo, eu, facilmente quebrável. A parte mais engraçada é que quanto mais "forte" eu tentava ser, mais fraca eu me sentia. Quanto mais eu brigava com o vento, menos energia eu tinha para me manter seguindo em frente. Até que um dia, o vento ficou mais forte e eu comecei a pender.

Eu não tinha me dado conta de que os tijolos que coloquei um em cima do outro não eram a prova de furacão. E assim o vento foi se aproximando e ficando cada vez mais forte até conseguir me quebrar. Até minhas paredes estarem desfeitas no chão e eu estar toda machucada. Até minha vida virar uma bagunça e ficar de cabeça para baixo. Os tijolos, eu descobri, foram colocados da maneira errada.

Colocar-se primeiro é diferente de egoísmo. E eu tinha me tornada egoísta, não me importava em magoar as pessoas. Perdi meu senso, minha alma e a essência que eu tinha. Eu perdi aquela meiga eu doce garotinha que o papai amava tanto e nada disso construiu uma Ilana mais forte. Nada disso foi construído de concreto, nada era forte o bastante para me manter inteira. Pareciam paredes fortes, mas não necessariamente eram as paredes certas, elas não conseguiam manter os lobos maus fora e isso me machucou em dobro.

Não acredito que exista algo realmente errado em construir paredes para proteger-se quando não há outra maneira. Às vezes somente elas podem te ajudar a manter os lobos longe. Entretanto, certifique-se de construí-las da maneira certa, com os tijolos certos. Você pode ser introvertido, quieto aqui e ali, mas não deve ser frio, não deve tratar outros da forma errada, isso só faz de você uma pessoa pior. Não deve "não ligar".

Sentimentos não nos tornam completamente fracos. Às vezes, eles podem ser o que nos torna fortes, desde que sejam reais. Eles são geralmente a base da essência. Por fim, acho maravilhoso aqueles que conseguem sentir tão intensamente, tão inteiramente e tanto e mesmo quando se machucam vão levantam e fazem tudo de novo. Há uma faísca em seus olhos diferente dos outros, uma faísca que nunca, nunquinha morre E essa provavelmente é a verdadeira força.

Posts Destacados
Posts Recentes
SIGA
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Tumblr Social Icon
bottom of page